Compra Segura - Como identificar um site confiável

Uma das melhores formas de evitar golpes digitais é se atualizar sobre quais fraudes têm acontecido. Use, como fonte de informação, meios de comunicação confiáveis. Sempre que buscar uma informação, certifique-se da autoridade da empresa no assunto.

Outro meio de pesquisa é dar uma consultada no nome de empresa no navegador, mesmo. Veja quais resultados são trazidos na busca, se existem avaliações de quem utilizou, se o site traz endereço fixo, telefone e qual o endereço virtual divulgado.

Quem utiliza a internet há muito tempo já construiu na cabeça um padrão visual de bons sites. Se o seu olhar detectar algo estranho, comece a analisar se as informações contidas nesse site estão bem configuradas, bem escritas ou se as imagens sofreram alguma distorção.

Em caso de dúvida, não clique em nada e feche o navegador.

A maioria dos navegadores já informa, antes de mostrar a página, que o site não é seguro, mas como algumas páginas podem passar por essa peneira, preste atenção nessas orientações, preparamos um checklist:

 

-Como é o URL desse site?

Se o URL contiver números, caracteres especiais, extensões desconhecidas ou tudo isso junto, o sinal não é nada bom.

Em seguida, verifique se o protocolo de transferência de hipertexto, o HTTP, tem a letra S no final. Esse S significa que o site possui um Certificado de Segurança, indicando que é seguro.

O Certificado SSL da garante que as informações trafegadas no site estão sendo criptografadas, o que garante a proteção das informações contra qualquer intruso oculto. 

Outro indicador de segurança é o símbolo de um cadeado é mostrado no navegador, bem ao lado do URL. Se esse o cadeado não for mostrado ou se tiver uma linha vermelha em cima dele, o site também não é seguro.

 

-Selos de Segurança

Algumas empresas são autorizadas a emitir um selo de segurança, incluídos no final da página. Alguns Certificados SSL, contém por exemplo o selo de segurança da Webtrust, garantindo a confiabilidade e transparência do certificados digitais.

De qualquer forma, preste muita atenção: alguns sites falsos também incluem a imagem de selos de segurança.

 

-Verifique a política de privacidade do site

Geralmente, há um link para a Política de Privacidade do site no rodapé da página. Nela, há uma série de informações sobre os cookies do site, o antispam, quais dados são coletados, onde são armazenados e para que finalidade a empresa os usará.

 

-Dados da empresa

Quando um negócio é real, ele tem informações de localização e contato fáceis de encontrar: telefone, WhatsApp e endereço físico, entre outras.

Algumas empresas divulgam o perfil de pessoas que trabalham para ela na página “Quem somos”, ou “Nosso time”. Verifique se essas pessoas são reais, e se o nome e foto são compatíveis com o resultado encontrado em sua busca.