Como manter seu cachorro bem hidratado no verão

O verão aqui no Brasil se caracteriza por temperaturas altas, independentemente da região em que nos encontramos, e esse aumento nos termômetros pode causar sérios riscos para nossos filhos de quatro patas. Por isso é tão importante aprender como manter o cachorro bem hidratado no verão

desidratação, sem dúvidas, é um dos maiores riscos para os cachorros que circulam no calor do verão, ela pode resultar em insolação, hipertermia e em casos mais graves pode levar à morte.

-Perigos da desidratação 

A maioria dos cachorros adora sair ao sol e brincar com seus pais e mães ao ar livre, além de ser uma ótima maneira de fazer exercícios. Infelizmente, as altas temperaturas podem ser prejudiciais e a desidratação pode levar a uma série de problemas de saúde graves. A perda de elasticidade da pele e a xerostomia, uma condição que faz com que as gengivas percam a umidade e fiquem secas e pegajosas, estão associadas a ela e é preciso estar atento a sinais como esses e os citados abaixo: 

  • Respiração ofegante
  • Letargia (baixa energia)
  • Olhos fundos
  • Falta de apetite
  • Nariz seco
  • Saliva espessa
  • Gengivas pegajosas
  • Desmaio

Caso seu cão mostre sinais de desidratação, você deve fornecer a ele bastante água e procurar rapidamente um médico veterinário, que dará todo o suporte necessário para hidratar seu pet e restaurar sua saúde sem efeitos colaterais duradouros.

-Importância da Prevenção 

Ao manter seu cão devidamente hidratado, você reduz os riscos de desidratação de curto prazo e suas consequências, como vômitos e diarreia. A longo prazo, os riscos incluem danos a órgãos como os rins, cérebro e uma série de outras doenças.

-Como manter o cachorro hidratado

  • Passeios: Lembre-se de não passear com os peludos em períodos do dia com maior incidência dos raios solares (entre 10h e 16h). Como eles ficam bem perto do chão, o calor tende a ser muito maior do que o marcado pelos termômetros e isso pode causar sérios danos, inclusive queimadura em suas patinhas.
  • Alimentação: Alimentos como sachês e latinhas são bem interessantes e podem ser uma opção para o verão. As rações úmidas são uma alimentação completa, com a vantagem de ter entre 60 e 80% de umidade, o que melhora o funcionamento do trato urinário e ajuda na hidratação. Alimentos frescos como legumes e algumas frutas também são alternativas.
  • Água: Mantenha sempre os bebedouros limpos e com água fresca. Até umas pedrinhas de gelo são liberadas no verão, e não se esqueça de levar a garrafinha de água sempre com vocês em passeios. Opções como bebedouros automáticos podem ajudar – e muito – na hidratação dos pets.
  • Produtos para aliviar o calor: os tapetes gelados viraram uma verdadeira febre entre cachorros e seus pais. Eles possuem diferentes modelos, mas todos funcionam por meio da pressão que o peso do pet faz. Como são bem maleáveis, são ótimos para acompanhar os pets pelos cantos da casa, inclusive nas viagens. Também existem os coletes gelados, além de brinquedos como o dispenser de água que pode ser colocado na geladeira ou freezer recheado.

Como pais e mães de pets, somos responsáveis por garantir que nossos filhos de quatro patas permaneçam devidamente hidratados em todos os momentos para que eles estejam sempre saudáveis e felizes!